Eu duvido que alguma vez você não tenha ido comprar alguma
coisa e quando ouviu o preço disse ou pensou: “Tá caro!”
Até aí
tudo bem, agora, analise a seguinte história:
Alberto queria comprar uma calça e
foi até a loja A, onde encontrou a calça que queria por R$200,00. Ele sai e vai
até outra loja, a Loja B, e encontra exatamente a mesma calça por R$300,00,
onde acaba comprando.
Mas o
que levou Alberto a comprar a calça mais cara? Quais foram suas objeções na
hora de decidir? Análise o que aconteceu então, mais detalhadamente.
Quando
Alberto foi até a Loja A, de cara deu uma topada na calçada que estava toda
quebrada, o irritando. Ao entrar, a Loja estava uma bagunça só e ficou meio
perdido, tendo que procurar uma vendedora, pois nenhuma o atendeu ao entrar na
loja. Quando encontrou uma vendedora, pediu a calça que queria, onde a mesma
lhe disse: “espere que eu ‘vo vê’ se tem!”. Depois de quase 10 minutos ela
volta com a calça ela diz: “só tenho essa e é duzentos, e só avista porque não
temos crediário nem maquina de cartão de crédito.” Alberto meio desconcertado
foi educado e disse que iria dar mais uma procurada e que voltaria mais tarde,
sendo respondido: “o senhor que sabe!”.
Ao
andar pela rua, Alberto se deparou com uma encantadora vitrine com a calça que
ele tanto procurava, e logo se imaginou a usando no jantar que marcara com sua
namorada. Resolveu entrar e logo percebeu o ambiente super agradável com ar
condicionado e pela vendedora que quase instantaneamente o recebeu oferecendo
ajuda. Ele pediu para provar a calça que estava na vitrine e a vendedora muito
simpática o respondeu: “é claro, me dê licença só um pouquinho”. Ela voltou em
um minuto e Alberto foi até o provador, que tinha um bom espaço, muito bem
iluminado e com um grande espelho. Ao voltar do provador, a vendedora o
esperava com um cafezinho e algumas bolachas, que o deixou mais contente. Ao
perguntar o preço ela lhe respondeu: “podemos parcelar em até 10x no cartão de crédito,
4x no crediário ou 10% para pagamento avista”. Alberto ficou tão encantando
comparando com a experiência na loja anterior que comprou logo avista. Além de
comprar o que queria ainda fidelizou-se com a loja e prometeu a sim mesmo que
dali em diante só compraria ali.
Notou a diferença?
Olha mais dois exemplos bem definidos do caro e do barato:
A ideia é simplesmente a seguinte: Quando achar um produto ou serviço está caro, não considere somente o preço do produto ou do serviço. Lembre-se das condições de pagamento, da qualidade, da assistência, suporte, do atendimento, da facilidade de acesso, enfim, dos "n" fatores que influenciam mas que quase sempre esquecemos, e que depois fazem falta.
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