As metas são uma série de ações que nós tomamos a fim de atingir um objetivo. Já Smart em inglês significa "esperto/inteligente".
Então, é justamente a isso que se refere o objetivo da criação deste tipo de META, que ela seja inteligente, para que o objetivo consiga ser alcançado, dê uma olhada na imagem a seguir e entenda melhor como ela é formada:
- eSpecífica: ela precisa ser clara e expor facilmente onde se quer chegar, exemplo: quero aumentar minhas vendas em 20% nos próximos 2 meses. Esta é uma meta específica.
- Mensurável: que nós possamos, no decorrer do tempo, avaliar ou medir o progresso para saber se ela está funcionando, dando resultados, progredindo. Exemplo: faço planilhas, lanço os valores de vendas diárias, com isso, no decorrer dos dias eu avalio se as vendas estão amentando, podendo assim "medir" meu progresso.
- Atingível: apesar da meta necessitar de uma certa pitada de desafio, ela precisa ter os pés no chão e verificar se ela é realmente possível de ser alcançada. Exemplo:
Sei que facilmente consigo aumentar 10% de vendas em 2 meses.
Sei que é realmente impossível aumentar 40% de vendas em 2 meses.
Então estabeleço uma meta de aumentar as vendas em 20% em 2 meses. Desafiadora e ATINGÍVEL.
- Relevante: se a meta não for importante, no primeiro obstáculo você abandona o barco e deixa a meta de lado, então, para que possamos realmente chegar a algum lugar, temos que elaborar uma meta que nos motive, que faça com que eu tenha vontade de vencê-la. Exemplo: se eu conseguir aumentar 20% das minhas vendas em 2 meses, eu vou ter mais lucro e ficar mais perto do meu objetivo final.
- Temporal: tudo precisa de um prazo senão as coisas vão automaticamente postergando-se e isso se torna um ciclo sem fim, sem nunca chegar a lugar algum. A grande sacada é estabelecer um tempo ou uma data para atingir a meta, isso pode gerar uma certa pressão, mas é essa pressão que fará com que nós nos mechamos e façamos as coisas acontecer. Exemplo: quero aumentar minhas vendas em 20% nos próximos 2 meses, esta meta possui um tempo pré-estabelecido para ser alcançada. Assim, também podemos ter uma perspectiva do seu rendimento no decorrer do tempo.
Abaixo, separei alguns vídeos sobre metas:
Professor Vilson da Silva, coach de vendas: consultoria em 1 minuto: Metas
Coach Alba Torres: Metas S.M.A.R.T.
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